5 exercícios mais recomendados para grávidas

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Por longos períodos, acreditava-se que a mulher grávida deveria reservar-se ao repouso quase que absoluto, para não causar danos ao bebê. Com o avanço do tempo, e maior acesso ao conhecimento, esse tabu foi sendo quebrado, deixando para trás o tempo em que gravidez era tida como “sinônimo” de estagnação.

Hoje em dia é comum vermos cada vez mais gestantes aderindo a um estilo de vida mais ativo, praticando exercícios físicos, seja musculação, em academias, aula de hidroginástica, pilates, atividades ao ar livre, como o famoso cooper, ou até mesmo em aulas de swing baiano.

Fato é que realizar atividades físicas enquanto se gera uma vida garante inúmeros benefícios para as mamães e os bebês!

No artigo de hoje falaremos sobre os 5 exercícios mais recomendados para grávidas e, claro, quais os cuidados que se deve tomar e também seus benefícios, vamos lá?

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Primeiro de tudo: toda mulher grávida que deseja aplicar exercícios físicos à sua rotina, deve primeiro receber o aval do médico obstetra, afinal, a princípio, ninguém melhor do que este profissional para auxiliar uma mulher em estado de cioforia.

Tendo essa liberação em mãos, é chegada a hora de buscar academias como a INFINITY que além de uma estrutura completa, tem em seu quadro de funcionários, educadores físicos capacitados para orientar, com qualidade e segurança, mulheres grávidas.

Uma pesquisa de instituições canadenses, publicada em 2019, aponta que os exercícios interferem de forma positiva na saúde e disposição das grávidas, desde a década de 1980, auxiliando, assim, no equilíbrio do peso e controle de doenças como a diabetes gestacional, depressão e até mesmo pré-eclâmpsia.

Além disso, as atividades físicas preparam o corpo das mulheres para o momento do parto, fortalecendo os músculos, dando maior flexibilidade o que consequentemente ajuda na recuperação, tanto do parto normal, quanto do parto cesáreo.

E os benefícios não param por aí! Acontece que sintomas corriqueiros como enjoos, dificuldade para evacuar, dores nas pernas e na lombar podem ser aliviados com a prática regular de atividades físicas durante a gravidez.

Agora que você já sabe os benefícios e quais cuidados deve tomar antes de começar a praticar atividades físicas no período de gravidez, vamos à lista de exercícios mais recomendados para grávidas.
Pilates – Talvez uma das atividades mais necessárias para uma gestante, afinal, o trabalho de resistência e alongamento muscular, principalmente o abdômen, fortalece a musculatura do assoalho pélvico, melhorando a postura e auxiliando na sustentação do peso do bebê.
Hidroginástica – Para gestantes, é uma das melhores opções de exercício já que melhora o condicionamento físico sem causar impacto ao corpo. Além disso, a hidroginástica ajuda a aliviar
Natação – Por ser uma atividade sem impacto, não causa danos às circulações. Sem falar que, a natação é uma atividade completa. Trabalha o corpo como um todo, dando resistência e melhores condições de fôlego. Impacta de forma benéfica a vida da grávida que perceberá maior equilíbrio e relaxamento da mente e corpo.
Musculação – Recomendado para as grávidas que já mantinham uma rotina de exercícios antes de engravidar. Com séries para cada grupo muscular, essa atividade fortalece a musculatura, deixa a mulher mais resistente, sem falar que alivia dores nas costas e articulações. Legal, não é?
Dança – Uma atividade divertida que trabalha a coordenação, ajuda a grávida a controlar o peso, diminui a pressão arterial e os inchaços que acometem os membros inferiores.
Aqui na Infinity Academia temos um programa específico para grávidas, o Infinity Mommy, desenvolvido para proporcionar saúde e bem-estar para as futuras mamães. Com atividades de baixo impacto, preparamos um treino seguro para você e seu bebê!
Entre em contato, marque uma visita e se matricule, afinal, sempre é tempo de cuidar da saúde.