8 benefícios da natação para os bebês. O sexto vai te surpreender

4 benefícios para casais que treinam juntos
4 benefícios para casais que treinam juntos
12/06/2022
Saiba quais são os dois melhores tipos de alimentos para comer no pós treino
Saiba quais são os dois melhores tipos de alimentos para comer no pós treino
29/07/2022

Considerada como uma das atividades físicas mais completas que existem, a natação é um exercício que, se praticado desde a primeira fase da infância, auxilia no desenvolvimento do bebê.

Estudos apontam que a natação infantil é importante não apenas para desenvolver a personalidade e inteligência da criança, mas também para auxiliar na sua formação afetiva, cognitiva e social.

Dentre muitos outros benefícios, que serão elencados ainda neste artigo, a natação é uma modalidade que acaba despertando a atenção e o interesse de muitos pais que desejam proporcionar aos seus filhos qualidade de vida e contato precoce com o esporte.

Vamos responder algumas dúvidas comuns sobre natação infantil e, em seguida, iremos pontuar 12 benefícios da natação para os bebês, o sexto vai te surpreender!

QUANDO  O BEBÊ PODE COMEÇAR?

Seguindo as indicações da Sociedade Brasileira de Pediatria, a criança pode dar início às aulas de natação aos 06 meses de idade, período em que, provavelmente, o bebê está com as vacinas obrigatórias, até ali, em dia.

Mas é válido salientar que isso não é uma regra. É essencial que os pais interessados em matricular o seu bebê na aula de natação, consultem o pediatra.

COMO ACONTECE A AULA DE NATAÇÃO PARA BEBÊS?

Aqui na Infinity Academia, as aulas de natação infantil acontecem com muita ludicidade e diversão e os bebês são divididos em duas turmas.

A primeira delas é a Bebê 1, que atende crianças de até 12 meses. De maneira recreativa, com auxílio de algumas canções, durante as aulas, a criança é estimulada a descobrir o corpo na água e é, também, preparada para manter um controle postural e respiratório.

Um fato interessante é que o uso das canções durante a classe de natação facilita a inserção dos alunos matriculados na turma Bebê 1 ao meio líquido.

Na turma Bebê 2, indicadapara crianças que possuem de um a dois anos, além de seguir estimulando a descoberta do corpo no ambiente aquático, é inserida nas crianças a noção de deslocamento básico.

A partir desta idade, as aulas de natação podem ser realizadas sem o auxílio de um acompanhante e com turmas reduzidas. As aulas ainda permanecem lúdicas, mas o trabalho feito com crianças desta idade tem a intenção de prepará-las para os próximos níveis.

QUANTO TEMPO DURA UMA AULA DE NATAÇÃO PARA BEBÊS?

Como o sistema de regulação de temperatura dos pequenos ainda não está completamente desenvolvido e a capacidade de atenção deles ainda é mínima, as aulas duram em torno de 25 e 30 minutos para as duas turmas.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a dinâmica de funcionamento das aulas de natação para os pequeninos, que tal descobrir quais são os benefícios da natação para os bebês?

  1. Estimula e acelera o desenvolvimento motor e cerebral da criança;
  2. Estimula o vínculo entre as crianças e seus pais, haja vista que as aulas são realizadas com o acompanhamento e auxílio destes;
  3. Melhora o sistema cardiorrespiratório da criança;
  4. Prepara a criança para autodefesa em situações que envolvem água, prevenindo afogamento;
  5. Melhora o sono do bebê;
  6. Pode evitar ou amenizar doenças respiratórias;
  7. Auxilia na socialização;
  8. Combate a obesidade.

Ficou interessado em oferecer ao seu filho uma oportunidade de mais saúde e qualidade de vida?

Entre em contato agora mesmo para marcar uma aula experimental.

(71) 3038-8000 | (71) 99970-1004