A beterraba auxilia no melhor rendimento físico

Queime gorduras e mande o estresse para longe com boxe
novembro 28, 2017
Dicas essenciais para resgatar as energias após o Carnaval
fevereiro 13, 2018

 

A beterraba é um vegetal encontrado na forma de raiz consumida como acompanhamento das refeições, cozida ou crua e em forma de suco. De cor característica, possui um sabor forte que não agrada a todos os paladares. Mas, os praticantes de atividade física deveriam dar uma atenção especial ao vegetal. A beterraba pode ser um poderoso aliado natural ao desempenho esportivo por ser rico em carboidratos, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês.

Além disso, a beterraba é rica em nitrato que favorece a vasodilatação e redução da fadiga durante o exercício. O nitrato presente na beterraba é metabolizado no organismo e convertido em óxido nítrico. O pico de sua concentração no sangue se dá em uma a duas horas após a ingestão. Se torna uma boa opção para ser utilizada como pré-treino, potencializando a entrega de nutrientes, melhorando a produção energética e a resistência muscular.

De acordo com um estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dieteticsm em 2012, pessoas que consumiram 200g de beterraba antes de praticar corrida, em média, tiveram um acréscimo de velocidade de 3% nos últimos dois quilômetros da atividade em relação a quem não consumiu o alimento.

A beterraba também possui o pigmento betaína, que é natural, bioativo e presente no vegetal com função antioxidante e anti-inflamatória. Portanto, seja como raiz ou suco, você precisa começar a considerar a presença da beterraba em sua alimentação.