A prática regular de exercícios físicos previne e reduz problemas ligados à pressão arterial

Importância do pré-treino para os treinos de musculação
abril 5, 2022
Fique por dentro da importância do alongamento pré e pós-treino
maio 19, 2022

As artérias são vasos sanguíneos que fazem parte do nosso sistema circulatório e têm como função bombear e transportar o sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para todos os tecidos do nosso organismo, o que faz com que o nosso corpo funcione de maneira saudável.

O desequilíbrio desse fluxo, ocasionado por maus hábitos como tabagismo, sedentarismo e obesidade adoecem as artérias, bloqueando a condução do sangue do coração para o resto do corpo, aumentando o risco de complicações como AVC, aneurisma e hipertensão arterial, doença crônica que  atinge mais de 38 milhões de pessoas em nosso país.

Também conhecida como pressão alta, essa enfermidade silenciosa não apresenta sintomas, a não ser quando ocorre uma crise hipertensiva, aumento anormal da pressão arterial.

No artigo de hoje te convidamos a entender como a prática de exercícios físicos previne e trata problemas relacionados à pressão arterial.

Não é segredo para ninguém que fazer atividades físicas de maneira regular, moderada e assistida por um profissional da área, só traz benefícios para a vida, principalmente, daqueles indivíduos hipertensos, já que ajuda a estabilizar ou reduzir a pressão arterial.

De acordo com estudos publicados, essa melhora no quadro clínico ocorre porque a prática de exercícios físicos, de baixa ou moderada intensidade, “provoca a diminuição da resistência vascular periférica, originada pela diminuição da vasoconstrição, potencialização das funções epiteliais e mudanças na estrutura da microcirculação do organismo humano”.

Além de submeter-se sempre à avaliação clínica com um médico, para monitoramento do quadro, pessoas hipertensas, ao optar pela realização de atividades físicas como uma forma de tratamento, devem buscar educadores físicos  capacitados.

Mas afinal, quais exercícios mais indicados?

Exercícios físicos aeróbicos, de baixa e média intensidade, são bastante indicados quando o assunto é o combate à hipertensão, pois estimulam a circulação, dilatam veias e artérias amenizando a pressão existente nelas.

Atividades aeróbicas são todas aquelas que utilizam o oxigênio como combustível para fornecer energia ao corpo, eles trabalham, simultaneamente, distintos grupos musculares aumentando assim a capacidade cardíaca e pulmonar.

Caminhada, corrida, dança, natação, pedalada, alongamento e fortalecimento de músculo são alguns dos exercícios indicados para o combate e tratamento da hipertensão que você encontra à sua disposição na Infinity Academia, além de contar com profissionais capacitados e treinados para indicar os melhores exercícios e sessões, a depender do seu caso.

Aqui na Infinity, entendemos que movimentar-se é uma ação preventiva e para evitar maiores complicações, é preciso estar sempre atento à saúde, adquirindo a consciência de que deve partir de nós a iniciativa para ter longevidade e vida saudável, afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?