Artes marciais podem ajudar seu filho a se desenvolver

Qual a diferença entre pilates e yoga?
julho 16, 2021
Conheça 4 vantagens de participar de grupos de ciclismo
agosto 20, 2021

Muitos pais ainda veem as artes marciais meramente como uma forma de defesa pessoal. Essa ideia não está errada, mas ela é bastante reducionista. As artes marciais podem trazer muitos outros benefícios para pessoas de qualquer idade. E, em se tratando de crianças, os benefícios são particularmente valiosos. Saiba como as artes marciais podem ajudar seu filho a se desenvolver.

Antes de tudo é bom destacar que, no caso das crianças, as artes marciais devem ser encaradas muito mais como uma atividade física do que uma aula de defesa pessoal.

Portanto os pais que têm a preocupação de que os filhos possam querer usar as artes marciais para imitar o que veem na TV podem ficar tranquilos. O resultado é exatamente o contrário: ao praticar a atividade os pequenos aprenderão que a violência não é a resposta para nenhum tipo de problema.

Veja outras contribuições das artes marciais para o desenvolvimento pessoal da criançada:

  • Combate à obesidade

De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 10% das crianças brasileiras são obesas, um problema que, se não tratado, trará enormes consequências na idade adulta.

A arte marcial é uma atividade física com alto gasto de calorias, o que ajuda a combater a obesidade infantil. Além disso, ao praticar esportes como caratê, taekwondo ou jiu-jitsu, as crianças abandonam o sedentarismo ao enxergar a prática esportiva como uma atividade divertida.

No longo prazo, há uma migração de um estilo de vida letárgico, em frente à TV ou ao computador, para uma vida muito mais dinâmica e saudável.

  • Aumento da concentração

Crianças são naturalmente dispersas, com baixo foco de atenção, mas isso pode mudar bastante com a prática de artes marciais. De acordo com os especialistas, ao praticar uma atividade física a criança desenvolve a habilidade de foco, o que a ajudará em muitos outros aspectos da vida, especialmente na escola.

Se seu filho tem problemas de aprendizado e é muito disperso, matriculá-lo em aulas de artes marciais pode ser bastante benéfico.

  • Estímulo à resiliência e ao autocontrole

Que os pequenos podem ser excessivamente cheios de energia, todo mundo já sabe. Você provavelmente também sabe que a melhor forma de canalizar essa energia para atividades produtivas é justamente extravasá-la. E uma aula de artes marciais é o ambiente ideal para isso.

Só que, nesse tipo de atividade, a “desordem” comum das crianças é, na verdade, realizada em um ambiente controlado e desenhado justamente para que elas possam colocar essa energia para fora e, ao mesmo tempo, aprender com isso.

Essa vantagem é potencializada pela característica competitiva do esporte. Afinal, ganhar é ótimo e dará um super impulso na autoestima dos meninos e das meninas. Mas, ao mesmo tempo, saber perder também é importante, já que a vida não é feita só de vitórias.

Com o acompanhamento correto as crianças desenvolverão a resiliência necessária para entender que qualquer problema da vida deve ser encarado de frente, e que às vezes é preciso abrir mão de algumas coisas – até mesmo de pequenas vitórias – para ganhar algo ainda mais valioso mais à frente.

Para conseguir isso é preciso, antes de mais nada, saber controlar os próprios ímpetos e emoções. É preciso ensinar às crianças que elas devem ser movidas pelos seus objetivos, não apenas pelos seus desejos.

Essas são apenas algumas maneiras com que as artes marciais podem ajudar seu filho a se desenvolver. Quer saber mais sobre como a atividade física muda vidas? Continue acompanhando o nosso blog.