O ciclismo é uma atividade física que não exige muita técnica. Basta subir em uma bicicleta e se aventurar por aí. É um dos esportes com menor índice de lesões, porém, os adeptos da bike costumam sofrer com alguns certos incômodos que podem ser causados por quedas, má postura, uso inadequado de equipamentos e etc.. Confiram algumas dicas para ficar longe das lesões ao praticar o ciclismo!
Cuide da lombar
As dores lombares são uma reclamação frequente e costuma também ser decorrente da má postura do ciclista sobre a bike. É importante fortalecer o abdômen na academia e evitar as dores. Os exercícios de musculação e abdominais são bons para fortalecer o “core”, região muscular que envolve a região da coluna vertebral. Ah! não esqueça de fazer alongamentos antes e depois de pedalar!
Proteja os joelhos
Outro cuidado é que pedalar de maneira incorreta ou a sobrecarga pode causar tendinite nos joelhos ou problemas nas rótulas. Manter o pedal muito frouxo contribui para esses problemas, além disso, também é importante não jogar o peso do corpo todo sobre os membros superiores. Outra dica é não movimentar o quadril para os lados, como se estivesse rebolando, evitando problemas na articulação dos quadris.
Previna assaduras
As assaduras são frequentes, mas de fácil solução. O posicionamento correto do assento da bicicleta (selim) é fundamental. Se estiver muito alto em relação ao pedal, vai exigir maior movimentação das pernas e aumentar o atrito, favorecendo a irritação da pele. Além disso, o mais indicado é que o selim esteja em posição reta ou levemente abaixada. Para completar, é bom utilizar bermudas específicas para o esporte que mantém a pele sem umidade.