Como a atividade física pode prevenir o câncer de mama

5 dicas de ouro para começar a correr e evitar lesões
setembro 25, 2018

De acordo com estudo divulgado na última sexta-feira (19) pelo Ministério da Saúde, uma em cada dez mulheres (12%) que morrem no Brasil devido ao câncer de mama poderiam ter sobrevivido se praticassem atividade física regularmente (150 minutos semanais). A pesquisa também lista outros fatores de risco ligados a uma vida sem hábitos saudáveis, como o uso abusivo de álcool e a ingestão excessiva de açúcar.

O estudo aponta que, em 2015, 2.075 mortes poderiam ser evitadas se as pacientes realizassem pelo menos uma caminhada de 30 minutos ao dia, cinco vezes por semana. Isso porque o exercício consome hormônios que sobrecarregam as glândulas mamárias.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prática de atividades físicas é importante para a prevenção do câncer de mama e de outros tipos da doença porque ela promove o equilíbrio hormonal e gastrointestinal, além de fortalecer as defesas do corpo e ajudar a manter o peso corporal adequado.

Quem já está combatendo a doença também pode se beneficiar dos exercícios, eliminando o excesso de lipídios no sangue, que deixam de ser usados como substrato para o tumor se desenvolver. A atividade física também reduz a formação de vasos que abastecem o tumor. Se este for o seu caso, converse com o seu médico sobre a melhor forma de você manter o seu corpo em movimento.

Então, previna-se sempre! Pratique atividades físicas regularmente e incentive as mulheres da sua vida a também saírem do sedentarismo.

*Com informações do INCA e da Revista Saúde