Dores no joelho após o treino: o que fazer?

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junho 4, 2018

É possível sentir dores nos joelhos em todas as idades. Isso acontece porque desgastes, sobrecargas e até mesmo imperfeições na formação das articulações podem acontecer com qualquer pessoa, seja ela sedentária ou adepta de atividades físicas. Por isso, se você está sentindo dores nos joelhos após o treino e não sabe o que fazer, fique atento às nossas dicas:

– Compressa quente ou fria?

Compressas podem aliviar as dores em um primeiro momento, mas a temperatura vai depender do motivo delas. Se você bateu o joelho e sofreu um trauma, use gelo. As compressas frias ajudam nos processos inflamatórios. Mas atenção: se a dor for causada por desgaste na articulação, o frio pode aumentar o desconforto. Neste caso, a compressa deve ser quente.

– Procure um médico

Muitas vezes, as pessoas têm um problema no joelho e desconhecem essa condição, o que pode levar a mais desgastes, já que continuarão a exigir da articulação um esforço inadequado. Por isso, é preciso consultar um médico sobre o assunto, para descobrir a origem das dores e optar pelo tratamento correto.

– Respeite os seus limites

Cada corpo tem o seu limite e a sobrecarga pode causar danos aos joelhos, como lesões e inflamações. Também há o caso de pessoas que já nasceram com desvios na formação das peças que compõem os joelhos. Por isso é tão importante ter a avaliação de um médico e conhecer o seu corpo. E nada de exageros!

– Faça o treino corretamente

Siga a orientação do profissional de Educação Física que estiver acompanhando o seu treino. Manter a postura e as cargas corretas, por exemplo, é fundamental para evitar desgastes na articulação. Escolher tênis adequados à prática de atividades físicas também ajudar a evitar impactos nos joelhos.