FLEXIBILIDADE: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS PARA O TREINO, A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA

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Num momento, você abaixa para pegar um objeto que caiu no chão e a lombar dá aquela “travada”, noutro olha para um lado na tentativa de saudar alguém e, opa!, sente como se um nó estivesse lhe apertando na região do pescoço.

Em seu primeiro pensamento você pode concluir que “a idade está chegando”, mas, sabe qual é a verdade?

A falta de alongamento está acabando com a flexibilidade do seu corpo!

No artigo de hoje, falaremos sobre melhorar a flexibilidade, quais são seus benefícios para o treino, a saúde e qualidade de vida. Vamos lá?

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De acordo com o dicionário,  flexibilidade  “significa algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio”, portanto, investir em exercício de flexibilidade é garantir um corpo mais ágil, maleável e resistente contra possíveis lesões — isso porque a flexibilidade auxilia o corpo na execução dos movimentos.

Uma forma de deixar a flexibilidade do corpo em dia, é tornar rotina os treinos de alongamento, pois, com o hábito, seus músculos e tendões ficarão menos tensos, facilitando assim o relaxamento e extensão do corpo, o que reflete de forma positiva não só nos treinos como também em movimentos simples, realizados no dia a dia.

Além disso, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhora na circulação sanguínea, o aprimoramento das funções respiratórias e também a sensação de rejuvenescimento corporal destacam-se como benefícios para a saúde, assegurados pela boa flexibilidade.

Os treinos de alongamento, para melhoria da flexibilidade, devem ser feitos no mínimo três vezes por semana, mas não há contraindicação caso você queira realizar todos os dias, em casa, no trabalho, na academia…

Há exercícios para flexibilidade específicos para cada grupo muscular, bem como ombros, tronco, pernas, glúteos etc. Então, na hora de alongar, siga as orientações do profissional de educação física, não exagere nos movimentos e tente respirar com calma.

Para te incentivar um pouco mais, segue abaixo uma lista com outras vantagens adquiridas por quem investe no alongamento para melhorar a flexibilidade do corpo, e consequentemente a qualidade de vida:

  1. Adquirir consciência corporal
  2. Diminuir probabilidade de contusão
  3. Auxiliar no bem-estar do corpo, mente e espírito.
  4. Melhorar a postura
  5. Diminuir episódios de cãibras
  6. Suavizar a dor muscular pós treino.

Agora que você já sabe mais sobre flexibilidade, sua importância e benefícios para o treino, a saúde e a qualidade de vida, chegou a hora de colocar em prática, não é mesmo?

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