Importância da execução correta do agachamento

Conheça as diferenças entre os três principais tipos de massagens: redutora, relaxante e linfática
junho 28, 2017
Você sabe qual o seu tipo de pisada?
julho 14, 2017

O agachamento é o exercício queridinho das mulheres na academia, e sim, realmente ele possui valor quando nos referimos ao trabalho para desenvolver o complexo grupo muscular dos membros inferiores. Porém, devemos ficar atentos pois ele pode se tornar um vilão se for executado de forma inapropriada.

Este movimento está contido em nosso dia a dia e é caracterizado como um exercício funcional que simula atividades do cotidiano, o popularmente chamado de “senta-levanta”. Repetimos este movimento dezenas de vezes durante o dia quando sentamos para tomar café, ir ao banheiro, entre outras atividades como pegar algum objeto no chão.

Por este motivo, muitas vezes não damos sua devida importância e acabamos cometendo vários erros posturais que futuramente podem prejudicar o funcionamento do nosso aparelho locomotor. Quando nos referimos ao âmbito da academia, as infinitas formas de agachamento podem ser arriscadas quando o praticante não respeita sua amplitude, ou utiliza uma sobrecarga a qual não suporta, causando impactos, uma agressão nas estruturas osteo-musculares que comandam este movimento.

Existem testes em que podemos avaliar a consciência corporal do individuo e a depender detectar possíveis desequilíbrios musculares, o que está diretamente direcionado a amplitude em que o movimento deve ser trabalhado e quais variáveis do agachamento podem ser utilizadas.

E lembrem-se: não existe exercício contra-indicado e sim indivíduos  que possuem restrições e ou precisam fazer adaptações. Procure um profissional capacitado para uma prescrição correta em que respeite sua individualidade biológica.

 

Por Priscilla Pereira, Educadora Física e Coordenadora Fitness e Coletivas da Infinity.