Você acha que ter um bom condicionamento físico é interessante apenas para quem pratica exercícios físicos? Aí que você se engana. Para entender melhor a importância de ter um bom condicionamento físico, vamos inicialmente ao seu significado: refere-se a capacidade que seu coração, vasos sanguíneos, pulmões e músculos têm de resistir às tarefas diárias e ocasionais, assim como os desafios físicos inesperados, com um mínimo de cansaço e desconforto.
Percebemos então, que ter um bom condicionamento físico é importante para todas as pessoas, tanto para execução das tarefas diárias quanto para a prática de exercícios físicos. Portanto, mexa-se! E para te ajudar nessa nova tarefa, vai um segredo: a melhora do condicionamento físico é obtida com programas de exercícios físicos. Nesses programas devemos dar atenção aos exercícios aeróbios e musculares.
Esses dois tipos de exercícios tornam-se fundamentais tendo em vista que perdemos força, decorrente da não utilização dos músculos com frequência quando estamos sedentários e prejudicamos nosso sistema cardiorrespiratório quando deixamos de nos movimentar. Não perca tempo e escolha os exercícios físicos que mais combinam com você e comece hoje mesmo a garantir um futuro mais saudável.
Exemplos de exercícios aeróbios: caminhadas, trotes, treinos de mudanças de velocidades entre trotes e caminhada, bicicleta, natação, corrida, patinação, entre outros.
Exemplos de exercícios musculares: musculação, exercícios funcionais, ginástica localizada.
Por Cláudia Germana, Educadora Física graduada pela Universidade Ferderal de Minas Gerais, com pós graduação em Personal Trainer pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e em Psicomotricidade pela Candido Mendes.