Aqui no blog da Infinty Academia, já abordamos a importância de se alimentar bem antes da prática de exercícios físicos. Na ocasião, discorremos não apenas sobre o valor desse ato, mas, listamos alguns de seus benefícios.
No artigo de hoje, revelaremos quais são os dois melhores alimentos para comer no pós-treino, mas, antes disso, consideramos necessário discorrer sobre a importância de se alimentar após a prática de atividade física.
Alimentar-se de maneira assertiva no pós-treino é fundamental, pois ajudará na recuperação do organismo e nos estoques de energia: ressíntese do glicogênio muscular (reserva energética do músculo) e hepático (reserva de energia no fígado).
A alimentação ingerida após uma sessão de exercícios físicos deve estar alinhada ao objetivo de quem treina, seja ganhar massa muscular ou perda de peso.
Seja qual for a finalidade, é necessário buscar orientação de nutricionistas e passar a ingerir os alimentos indicados por eles na dieta, seguindo um protocolo individualizado. O ideal é consumir alimentos nutritivos, ricos em proteínas e carboidratos, para manter o corpo saudável.
De acordo com alguns especialistas, o período indicado para a ingestão de alimentos no pós-treino são os primeiros 30 minutos, mas isso é variável, levando em considerações questões como: horário do treino e objetivo.
Exemplo: se você é um paciente que tem como objetivo o emagrecimento, e termina de treinar próximo ao seu almoço, é recomendado o almoço como PÓS-TREINO, evitando, assim, fazer mais uma refeição, não prejudicando o déficit calórico.
Mas, se você é um paciente que visa ganho de massa muscular, é fundamental a ingestão correta de alimentos e no horário determinado, para proporcionar o anabolismo.
As proteínas são responsáveis pela regeneração e reparação dos tecidos musculares, pois elas fornecem aminoácidos ao corpo. No pós treino, especialistas sugerem que o ideal é ingerir entre 20 e 40 gramas de proteína. No caso de pacientes que visam o ganho de massa magra, o ideal de proteína é em torno de 1,5 a 2,1gr / kg de peso. Abaixo, listamos algumas opções de alimentos ricos em proteína para você agregar ao seu cardápio
Importante fonte de energia, o carboidrato, além de atuar na formação de novos tecidos musculares, atua na condução da proteína pelo organismo. Portanto, o ideal é comer proteínas e carboidratos de forma conjunta, no pós treino.
Lembrem-se sempre: não se trata apenas da seleção de macronutrientes, mas para quem será prescrito, ou seja, de forma individualizada, respeitando o seu objetivo, horário do treino, combinação de alimentos e quantidade.
A seguir, elencamos sugestões de alimentos ricos em carboidrato para você diversificar a dieta: