Ah, a graciosidade e a elegância do ballet! É lindo ver uma bailarina se equilibrando na ponta da sapatilha ou um bailarino saltando como uma pluma. Mas, além da beleza, o esporte ainda carrega inúmeros benefícios, principalmente para quem começa a prática ainda na infância. Além do prazer de dançar, o ballet tem impacto positivo na saúde física e no desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais, como vamos te explicar a seguir.
1. Flexibilidade e fortalecimento muscular
Uma pesquisa da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, comparou o condicionamento e o desempenho de bailarinos e nadadores e constatou que os praticantes de ballet obtiveram melhores resultados nos testes de flexibilidade e equilíbrio corporal, além de salto em distância, salto em altura, porcentagem de gordura corporal.
Além de trabalharem o alongamento, no ballet há muitos exercícios de isometria, o que gera o fortalecimento das fibras, que tornam os músculos mais resistentes e menos propenso a lesões.
2. Equilíbrio e postura
No ballet, a criança desenvolve sua consciência corporal e faz muitos movimentos que exigem excelência no equilíbrio e uma postura correta na forma de andar e no alinhamento da coluna. Esses movimentos trazem habilidades motoras e cognitivas.
3. Disciplina e autoconfiança
Aqueles movimentos tão singelos de ver são simplesmente desafiadores para quem faz. O ballet já está associado a uma necessidade de superação, trabalhando a noção de disciplina, autocontrole e confiança em si mesmo. Outra habilidade adquirida é a liderança, através de exercícios que possibilitam que a criança seja protagonista das ações.
4. Sociabilidade
Com um trabalho em equipe constante e contínuo, o ballet incentiva na criança habilidades de comunicação, traz noções de respeito ao outro, aos limites individuais e de grupo, além de possibilitar a construção de laços de amizade.
5. Foco e a concentração
Durante as aulas, a criança é constantemente incentivada a desempenhar exercícios que exigem disciplina e concentração constantes. Isso melhora o desempenho escolar e aprimora a habilidade de socialização dos pequenos.
6. Relação com outras formas de arte
O ballet aproxima a criança das diversas expressões artísticas e culturais, como música, artes cênicas e visuais. Inclusive, a coordenação das coreografias com as músicas e os cenários desenvolve na criança o ritmo e a noção espacial, contribuindo para o fortalecimento da memória e da consciência sensorial.
Com tantos benefícios, crescer no ballet é uma experiência que pode fazer toda diferença para uma vida adulta mais saudável. E é por isso que essa é uma das modalidades que os pequenos podem praticar aqui na Infinity.