BENEFÍCIOS DO BALLET NA INFÂNCIA

Como superar a preguiça pré-treino
06/10/2021
Você sabe quantos litros de água deve beber por dia?
16/02/2022

Ah, a graciosidade e a elegância do ballet! É lindo ver uma bailarina se equilibrando na ponta da sapatilha ou um bailarino saltando como uma pluma. Mas, além da beleza, o esporte ainda carrega inúmeros benefícios, principalmente para quem começa a prática ainda na infância. Além do prazer de dançar, o ballet tem impacto positivo na saúde física e no desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais, como vamos te explicar a seguir.

1. Flexibilidade e fortalecimento muscular

Uma pesquisa da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, comparou o condicionamento e o desempenho de bailarinos e nadadores e constatou que os praticantes de ballet obtiveram melhores resultados nos testes de flexibilidade e equilíbrio corporal, além de salto em distância, salto em altura, porcentagem de gordura corporal.

Além de trabalharem o alongamento, no ballet há muitos exercícios de isometria, o que gera o fortalecimento das fibras, que tornam os músculos mais resistentes e menos propenso a lesões.

2. Equilíbrio e postura

No ballet, a criança desenvolve sua consciência corporal e faz muitos movimentos que exigem excelência no equilíbrio e uma postura correta na forma de andar e no alinhamento da coluna. Esses movimentos trazem habilidades motoras e cognitivas.

3. Disciplina e autoconfiança

Aqueles movimentos tão singelos de ver são simplesmente desafiadores para quem faz. O ballet já está associado a uma necessidade de superação, trabalhando a noção de disciplina, autocontrole e confiança em si mesmo. Outra habilidade adquirida é a liderança, através de exercícios que possibilitam que a criança seja protagonista das ações.

4. Sociabilidade

Com um trabalho em equipe constante e contínuo, o ballet incentiva na criança habilidades de comunicação, traz noções de respeito ao outro, aos limites individuais e de grupo, além de possibilitar a construção de laços de amizade.

5. Foco e a concentração

Durante as aulas, a criança é constantemente incentivada a desempenhar exercícios que exigem disciplina e concentração constantes. Isso melhora o desempenho escolar e aprimora a habilidade de socialização dos pequenos.

6. Relação com outras formas de arte

O ballet aproxima a criança das diversas expressões artísticas e culturais, como música, artes cênicas e visuais. Inclusive, a coordenação das coreografias com as músicas e os cenários desenvolve na criança o ritmo e a noção espacial, contribuindo para o fortalecimento da memória e da consciência sensorial.

Com tantos benefícios, crescer no ballet é uma experiência que pode fazer toda diferença para uma vida adulta mais saudável. E é por isso que essa é uma das modalidades que os pequenos podem praticar aqui na Infinity.