Como a atividade física pode otimizar a perda da gordura localizada

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Aquelas gordurinhas extras na barriga, culote, parte interna das coxas, cintura, braços ou costas normalmente são motivo de incomodo para muita gente. E para queimar essas indesejadas gorduras localizadas, o exercício combinada com a uma dieta balanceada sem dúvidas é uma importante aliada.

Para quem tem este objetivo específico, os exercícios com características aeróbicas são os mais utilizados, pois agem usando predominantemente a gordura como fonte de energia. Porém, existem outras vertentes que apontam os exercícios aeróbicos como vilão a depender da forma que é utilizado. Outro método de exercício físico pode contribuir ainda mais para a queima de gordura: treinamentos intervalados de alta intensidade, que podem ser apenas aeróbicos ou combinados com o trabalho de força/resistência muscular (musculação, funcional, pilates, etc).

É algo como dois minutos correndo na esteira e dois andando para o trabalho aeróbico e se quiser pode ser inserido uma série com dois ou três exercícios musculares a cada ciclo desse. “Esse formato gera um débito de oxigênio e faz com que o corpo fique com o metabolismo mais acelerado durante alguns minutos ou horas depois para cobrir o prejuízo. É o método mais recomendo pelo grau de efetividade e por ser mais dinâmico de se realizar”, detalha a coordenadora de musculação da Academia Infinity, Priscila Pereira.

Exercícios ideais – Existem exercícios específicos indicados para fortalecer regiões onde a gordura localizada normalmente se concentra. Na barriga, por exemplo, os abdominais são grandes aliados neste processo, já que para perder barriga é necessário fortalecer os músculos da região abdominal. Enquanto isso, para reduzir gorduras na cintura vale investir no boxe e o muay thai, pois essas lutas trabalham na movimentação do tronco e ajudam na definição dessa região. E outros exercícios específicos também são indicados na eliminação da gordura a mais no culote, parte interna das coxas, braços e costas.