Esportes como um poderoso aliado no desenvolvimento infantil

Saiba como a natação favorece na perda de peso
setembro 11, 2017
Saiba os cinco principais benefícios da musculação para idosos
setembro 27, 2017

Esporte faz bem para a saúde e deve ser praticado durante toda a vida. A prática esportiva controla o peso, melhora a auto-estima, regula a saúde e afasta o sedentarismo. Na infância, o esporte se torna ainda mais importante, pois incentiva a vontade das crianças em praticar atividades físicas e ajuda no desenvolvimento físico e mental.

A prática na infância deve ser de forma equilibrada e respeitando os limites da criança. Não existe uma idade ideal para começar, mas algumas características devem ser observadas em cada faixa etária. De zero a um ano, o objetivo principal é fazer com que o bebê se acostume com o ambiente terrestre e aquático. A partir do primeiro até o sexto ano de vida, é a fase que deve-se escolher esportes que estimulem o lado neuropsicomotor, com atividades que incluam corrida, salto, queda, arremesso e etc. Nessa etapa, o esporte ainda é praticado de forma lúdica.

Dos seis aos doze anos, é a faixa que a criança já tem percepção suficiente do que gosta e quer seguir. O ideal é que ela conheça uma variedade de modalidades e opte pela que mais se identifica. Nessa fase ainda não é recomendado o esporte de competição. A pressão por resultados e o esforço físico no esporte de alto rendimento pode atrapalhar o desenvolvimento da criança. Competição só a partir dos 12 anos.

Cada modalidade tem as suas características e são mais indicadas em determinada faixa etária da criança. Confiram as principais:

Natação: Amplamente benéfica, a natação é considerado um esporte completo para o desenvolvimento infantil. Auxilia na respiração, coordenação motora e proporciona flexibilidade. As crianças podem ser incluídas no esporte desde muito pequenas, a partir do sexto mês de vida.

Futebol: Desenvolve as habilidades motoras como: locomoção, coordenação, domínio da bola e equilíbrio. Ajuda na saúde cardiovascular e respiratória. Indicado a partir dos 5 ou 6 anos de idade.

Vôlei: Indicado para crianças a partir dos 7 anos, esporte é extremamente versátil, ideal para ser praticado em grupo, também ajudando a desenvolver a interatividade das crianças. Para o corpo, proporciona a capacidade de executar movimentos rápidos de ação e reação, equilíbrio e controle.

Artes Marciais: Auxilia na evolução de reflexos e reações, descarrega a energia, aumenta a concentração e desenvolve a força, equilíbrio, velocidade e flexibilidade infantil. Além disso, transmite para a criança valores como a tolerância, responsabilidade e respeito.  Recomendadas a partir dos 4 anos.