Saiba os cinco principais benefícios da musculação para idosos

Esportes como um poderoso aliado no desenvolvimento infantil
setembro 21, 2017
O exercício físico é um grande aliado na prevenção do Câncer de Mama
outubro 3, 2017

Hoje, 27 de setembro, se celebra o Dia Nacional do Idoso, data institucionalizada em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. Cuidar da saúde é imprescindível em qualquer faixa etária, principalmente na terceira idade. Para cuidar do corpo e da mente, os idosos podem recorrer a musculação, atividade física que melhora a qualidade de vida e reduzir as perdas funcionais do corpo que ocorrem no processo natural de envelhecimento.

Existem inúmeros benefícios. A musculação para idosos pode ser imprescindível na redução dos sinais e sintomas de várias doenças e condições crônicas, entre eles: artrite, diabetes, osteoporose, obesidade, dor nas costas e depressão. Listamos abaixo cinco benefícios da atividade para praticantes da terceira idade.

 

Manutenção do peso corporal

A musculação é fundamental para o controle de peso, porque as pessoas que têm mais massa muscular têm uma maior taxa metabólica. O músculo é o tecido ativo que consome calorias, enquanto a gordura armazenada usa pouca energia. O treinamento de força pode fornecer um aumento de até 15% da taxa metabólica, o que é extremamente útil para controle do peso.

 

Fortalecimento de articulações, ligamentos e  prevenção da osteoporose

Com a carga apropriada, os exercícios da musculação fortalecem as articulações. Da mesma forma, os tendões e ligamentos também são fortalecidos pelo reparo muscular que acontece no descanso da atividade. Alguns estudos também apontam a eficácia da musculação no tratamento preventivo da osteoporose, que é caracterizada pela perda de massa óssea.

 

Restauração do equilíbrio e redução das quedas

Pessoas da terceira idade geralmente possuem falta de equilíbrio e pouca flexibilidade, o que contribui com a ocorrência de quedas e possibilidade da ocorrência de fraturas. A musculação, através de uma orientação adequada, aumenta a flexibilidade e equilíbrio da pessoa, o que diminui a probabilidade e gravidade de quedas. Um estudo realizado na Nova Zelândia em mulheres de 80 anos de idade e mais velhos mostraram uma redução de 40% nas quedas com força simples e treinamento de equilíbrio.

 

Saúde mental

A musculação fornece melhorias semelhantes à medicamentos antidepressivos. A prática de atividade física produz uma mudança bioquímica no cérebro, liberando hormônios que geram a sensação de prazer e bem estar. Quando os idosos participam de musculação na terceira idade, a autoconfiança e autoestima melhoram, o que tem um forte impacto na qualidade de vida geral.

 

Melhora no Sono

Indivíduos que realizam atividade física com frequência desfrutam de uma melhor qualidade do sono. Elas adormecem mais rapidamente e dormem mais profundamente, bem como despertam menos durante a noite e conseguem dormir mais tempo. Os benefícios do sono obtidos através de um treino de musculação para idosos são comparáveis ​​ao tratamento com medicação para insônia, mas sem os efeitos colaterais gerados pelo medicamentos.